-------------SEJAM BEM VINDOS!------------

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Shapes


Esta é a prancha do skate onde o skatista pisa para tirar as manobras. Ela normalmente é feita de folhas madeira, mas tambem pode ser de fibra (shapes gringos) ou outro material. Desde o começo do esporte os shapes evoluiram muito, antes eles tinha a superfície plana e com formatos arredondados. Depois apareceram os "Hammerheads", os famosos tubarões, eles tinham na sua superfície a extremida traseira envergada (hoje conhecida como "tail"), e um formato parecido com o de um peixe, por isso o carinhoso apelido de tubarão. Hoje eles ja ganharam um formato mais simples e atual, eles ganharam além do Tail, o "Nose", que seria a extremidade envergada dianteira.
Shapes
Ha também os shapes "longboards", são maiores que os shapes normais, normalmente tem uma superfície plana com formatos arredondados, são usados principalmente na modalidade "downhill", ou também conhecida como "longboard".
Hoje ha vários tipos de shapes: largos, finos, pesados, leves, com tails e noses muitos ou poucos envergados, etc. Eu lhe aconselho a testar todos os tipos de todas as marcas e, escolher o que mais lhe agrada.
OBS: Atualmente são grudadas na superfícies dos shapes lixas auto-adesivas, para que o pé do skatista não escorregue no shape.
Confira algumas dicas.
Agace (nacional): Um pouco pesado, ótimo design e acabamento, porém as folhas abrem.
Alien Workshop (gringo): Dizem por aí que é uma porcaria. É bastante frágil e pesado.
Birdhouse (gringo): Um truta meu que usa esse aí, disse que é very good. Ele é bem resistente, e é bom para ser usado em half devido sua largura que é razoavelmente grande.
Drop Dead (nacional): Tem um ótimo design, acabamento 10.
Formula Series(nacional): Bem resistente, com bom acabamento.
Nasty (nacional): É bem levinho. Feito com 6 folhas.
New Skate Rock (nacional): Um pouco pesado, um acabamento não muito bom, o nose não é muito invergado, as folhas abrem e a lixa não gruda direito. É resistente.
Perfect Line (nacional): Ótimo shape, muito conhecido, tem bom acabento, é leve e resistente.
Sims (nacional): É bastante côncavo. Belo design e acabamento.
Tailon (nacional): Shape muito resistente, porém pesado, tem o tail e o nose não tão curvos, e um acabamento meio fulera, mas é bom.
This Way (nacional): Esse é um pouco pesadão, seu acabamento émeia-boca, mas é resistente.
Urgh (nacional): Ótimo shape, bom design, é resistente e não é pesado.
World Industries (gringo): Pode ser que este seja um dos melhores no mercado atual, é super resistente.
Zoo York (gringo): É hiper resistente e tem uma ótima concavidade.
Tente prestar bastante atenção ao comprar um shape. Observe o design, veja se o tail e o nose são curvos, largos e cumpridos a seu gosto. Olhe todas as laterais do shape, observando se não há o mínimo de espaço entre as folhas, pois mesmo que pareça ser apenas um rabisquinho, isso pode ocasionar em uma abertura estrondosa (digo isso por experiencia própria). De sempre umas batidinhas com o tail e o nose no chão com a lixa virada para cima, o lado que bateu deve dar um pulinho devido a batida e fazer um barulho maciço, caso ouvir um barulho oco e não tiver um retorno de força das batidas, as folhas com certeza vão abrir.
Adaptado Fonte: http://www.skoitoskateboards.com.br/noticias/noticia.asp?id=182

Nenhum comentário:

Postar um comentário